Perfil do Egresso
Perfil do Egresso
A qualificação e formação profissional avançada proposta no Programa de Pós-Graduação Profissional em Dança se inspira na possibilidade de atender aos desafios enunciados por Jacques Delors no Relatório produzido para Comissão Internacional sobre a Educação para o Século XXI, publicado no Brasil em 1994. Assim, projeta-se uma maior atenção à promoção de uma formação com foco em competências das dimensões pessoais e sociais que provoquem o desenvolvimento técnico-científico, assim como a construção de referências teórico-conceituais que possibilitem a sustentação e contextualização do pensamento de formação integral diante a complexidade da sociedade.
Visando enfrentar estes desafios, o PRODAN elaborou princípios que pudessem fortalecer elos teórico-práticos para a construção de conhecimentos artísticos, culturais e educacionais com perspectivas de novas tecnologias sociais, que apontem possibilidades de replicação e transformação da sociedade. São eles:
• O reconhecimento dos grupos sociais e contextos de cidadania representados pelos profissionais da Dança potencializa o desenvolvimento de competências específicas, impulsionando a participação profissional, atuação social e o impacto de suas produções;
• O desenvolvimento de atitudes e valores cidadãos promove um sentido de pertencimento e compromisso diante de contextos culturais, sociais e profissionais;
• O profissional qualificado com conhecimentos e tecnologias atualizadas oferece maior capacidade de interagir com campos produtivos junto a outros sujeitos, promovendo uma atitude empreendedora, contextualizada aos objetivos e metas propostos;
• A participação profissional pode ser considerada uma prática sociocultural a qual a partir de formas de trabalho nas dimensões produtivas, criativas, expressivas e multiplicadoras;
• O trabalho como fazer produtivo é uma realização dinâmica e dialógica, ultrapassando o sentido estritamente procedimental para alcançar outro tipo de realização que articula a escolha individual às demandas da sociedade, com o propósito de promover resultados para o bem comum que sejam sustentáveis no que diz respeito a relação entre pessoas e delas com o ambiente;
• A arte é considerada essencial na formação do indivíduo pois promove o desenvolvimento humano ao mobilizar experiências significativas que se constituem a partir da relação tríade entre a participação produtiva, construção cultural e transformação social.
Com vista ao desenvolvimento de competências contemporâneas que dialoguem com o paradigma emergente no campo da Arte, da educação e do trabalho, os egressos do PRODAN devem ser capazes de atuar profissionalmente como sujeitos sociais comprometidos com seus contextos de atuação, na perspectiva de produção e inovação transformadora da realidade a que se inserem, a partir de conhecimentos e habilidades básicas desenvolvidas durante o Mestrado Profissional em Dança. Espera-se destes profissionais de Dança, portanto, que sejam reconhecidos e valorizados por perfis que se alinhem a competências pessoais, sociais, práticas e intelectuais, como as que se seguem:
a) Postura cidadã frente as questões socioculturais relativas ao mundo contemporâneo, a diversidade de pensamentos e culturas, aos direitos humanos e ao meio-ambiente;
b) Postura crítica e criativa frente às práticas profissionais artísticas e pedagógicas da Dança, conectadas com referências epistemológicas do pensamento contemporâneo;
c) Valorização de princípios estéticos e poéticos na prática profissional artística assim como em processos de educação em Dança que promovam a investigação de métodos, estratégias e tecnologias;
d) Compreensão da Dança como ação cognitiva do corpo e forma de expressão cultural;
e) Domínio de habilidades e conhecimentos referentes ao trabalho da Dança na diversidade, abordando questões étnico-raciais, de gênero, de meio ambiente, de pessoas com deficiência, a partir da apropriação de ações afirmativas;
f) Capacidade de atuação no vigente estado de interdisciplinaridade e pluralismo de formas e abordagens artísticas, pedagógicas de gestão e produção cultural;
g) Desenvolvimento da percepção e compreensão de si enquanto sujeito social;
h) Estímulo à participação social e exercício da cidadania, tendo visão à dimensão complexa e integral de sujeito, reconhecimento da importância de si e do outro.
i) Capacidade de articulação multidisciplinar e interdisciplinar a partir do pensamento complexo.
Desta forma, consideramos que o Mestrado Profissional em Dança deverá possibilitar uma formação avançada integral de profissionais da Dança, entendidos como sujeitos sociais, que ao se constituírem enquanto egressos estarão capacitados com conhecimentos artístico-cultuais, científico-sociais e tecnológicos que contribuam como propulsores para o desenvolvimento de práticas, processos e resultados que apontem para mudanças na relação produção e geração de renda, com reverberações e alterações do status quo social, econômico e cultural.