Área de Concentração / Linha de Pesquisa

 
Área de Concentração e Linhas de Pesquisa
 
O Mestrado Profissional em Dança tem como área de concentração “Inovações Artísticas e Pedagógicas em Dança”, visando abarcar a Dança em suas mais diversas formas de produção estética, de modo a acolher estudos e pesquisas de práticas autorais de criação e inovação em dança em processos artísticos e de ensino-aprendizagem, através de duas linhas de pesquisa, a saber: 
 
Linha de Pesquisa 1 Experiências Artísticas, Produção e Gestão em Dança: direcionada a profissionais artistas da Dança atuantes nas áreas de criação e execução, da produção e gestão cultural em Dança acolhendo pesquisas de processos criativos e suas configurações com atuações em amplos espectros da criação artística e técnicas de espetáculos, concepção coreográfica e performativa, bem como experiências em interpretação e criação em Dança, inclusive propostas de caráter interdisciplinar, e investigação no campo de Dança de matrizes étnicas e estéticas diversas e Dança multimídia com interface tecnológica. Esta Linha está direcionada a projetos de profissionais artistas da Dança atuantes nas áreas de criação e execução, da produção executiva, da gestão pública e privada da cultura, e elementos técnicos da cena. 
 
Linha de Pesquisa 2 Processos Pedagógicos, Mediações e Gestão Educacional em Dança: direcionada a profissionais que se dedicam como artistas docentes a processos de ensino-aprendizagem nos âmbitos formal e não formal da Práxis Pedagógica em Dança.  Reconhece as experiências artísticas como processos de aprendizagem e valoriza as perspectivas teórico-metodológicas relacionadas aos saberes/fazeres. Esta Linha está direcionada a projetos de profissionais que se dedicam desde os âmbitos formativos com interfaces nas redes públicas de Educação, bem como aos educadores de contextos diversos socioeducativos, atuantes nas áreas da Dança e da gestão em Dança, vinculados aos pensamentos artístico-educacionais transformadores na contemporaneidade.
 
Princípios político-pedagógicos
 
O Mestrado Profissional em Dança apresenta-se como o caminho para profissionais que buscam a Pós-Graduação stricto sensu visando capacitação em exercício, projetando uma prática profissional avançada e transformadora no mundo trabalho e na sociedade. Adotamos a expressão mundo do trabalho compreendendo que a qualificação dos profissionais deve impactar nas diversas formas de arranjos produtivos, o que inclui - mas não se reduz - àquelas reguladas pela oferta e procura. O termo sociedade expande às expectativas de atuação destes profissionais, reforçando seu papel social como cidadãos.
 
Segundo Boaventura de Souza Santos (2006), vivemos um momento de crise paradigmática, o que se traduz em implicações epistemológicas e sociais de transição do paradigma dominante para o paradigma emergente. Acompanhando este raciocínio, o PRODAN busca contribuir para processos de produção de conhecimento conceitual, procedimental e atitudinal que fortaleçam a comunidade e não apenas o mercado, convocando a racionalidade estético-expressiva ao lado das racionalidades cognitivo-instrumental, desta forma ampliam-se o pensamento e participação em contextos emancipatórios.
 
Como Programa de Pós-Graduação Profissional em Dança, valorizamos a Arte como modo de conhecer o mundo que favorece o desenvolvimento da racionalidade estético-expressiva, forma específica de racionalidade, que engloba questões relacionadas a construção da autoria, a dimensão estética dos discursos e a valorização do prazer. O modo como o conhecimento é abordado corrobora o desenvolvimento da solidariedade e participação, elementos fundamentais para a noção de comunidade e sociedade.
 
Nesta perspectiva, assumimos o posicionamento político-epistemológico de que a pesquisa desenvolvida no PRODAN possui um compromisso com o conhecimento científico-social de caráter emancipatório, compreendendo que  “teoria não é só conhecimento que se produz, como também o modo como se produz” (BRANDÃO, 2014, p.146). 
 
Deste modo, a produção de conhecimento no Mestrado Profissional em Dança tem como referência os seguintes centros de orientação:
 
a) Sujeitos: o sujeito se percebe como sujeito social (HALL, 1998), representativo de um determinado grupo, de modo a assumir o papel de mediador de questões humanas, sociais, políticas, culturais e/ou educacionais;
 
b) Contextos: o sujeito identifica as suas relações de pertencimento em relação aos espaços sociais e profissionais em que atua, compreendidos aqui como contextos de cidadania, estabelecendo relações ética e responsáveis com estes contextos no diálogo com a Universidade. Nessa mesma sintonia, o geógrafo baiano Milton Santos (2000, 2002) traz o conceito de espaço não apenas como uma condição, mas como uma instância da sociedade, como um fator de evolução social. Para ele, o espaço é social e campo propício para a organização de tramas tecidas processual e coletivamente.
 
c) Conhecimento: Segundo o exposto, todo conhecimento é contextual e tem como elementos estruturantes o ambiente social e as redes de relações sociais que nele se estabelecem. Nesta perspectiva o sujeito reconhece a produção de conhecimento multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar para enfrentamento de problemas complexos, em uma perspectiva democrática que implica produção e compartilhamento dos saberes
(BRANDÃO, 2014).
 
Deste modo o PRODAN busca possibilitar a criação de um lastro de saberes que, uma vez visíveis e reconhecidos, se constituem trama de uma rede tecida cuidadosamente, a partir de uma ação compartilhada, para dar respostas a questões urgentes. Confabulando com a teoria crítica, propomos o alargamento de epistemologias, no que se refere “ao estudo crítico dos princípios, hipóteses e resultados de diversas ciências” trazendo relevo para a interface com as ciências humanas, sociais, literatura, com destaque aqui, as artes, como área de conhecimento capaz de trabalhar com dimensões do sensível do corpo-sujeito e suas múltiplas relações com os ambientes-contextos.
 
CONTEXTUALIZAÇÃO DO PRODAN
 
Missão 
Qualificar profissionais da Dança, com reconhecida atuação no mundo do trabalho e na sociedade em contextos artísticos, técnicos, processos pedagógicos, de produção, mediação e gestão no campo artístico e educacional em Dança, contribuindo para o desenvolvimento e geração de conhecimentos e práticas avançadas, inovadoras e socialmente contextualizadas.
 
Visão 
Ser reconhecido na Bahia, no Brasil e no exterior como centro de excelência na formação avançada de artistas, educadores e gestores em Dança com produção intelectual socialmente referenciada nas dimensões técnica e artística, com reverberações bibliográficas.
 
Valores
Excelência no campo da Dança
Diálogo interdisciplinar e multireferencial
Pluralismo de ideias, abordagens teóricas e metodológicas 
Cooperação e solidariedade
Inovação e criatividade
Busca de novas tecnologias sociais e educacionais
Racionalidade estético-expressiva 
Relevância social do conhecimento produzido
Referência em pensamento emancipatório e conhecimentos científico-sociais
Busca da equidade e combate a práticas discriminatórias
Compromisso ético e estético 
Promoção de valores democráticos e de cidadania
Compromisso com a transformação social