Disciplinas

APRESENTAÇÃO DA ESTRUTURA CURRICULAR
 
A qualificação profissional stricto sensu proposta pelo PRODAN tem por finalidade fornecer um panorama geral do estado da arte no âmbito de práticas artísticas e pedagógicas inovadoras em Dança, de modo a garantir a apropriação de conhecimentos artísticos, culturais e educacionais atualizados e alinhados a desenvolvimentos tecnológicos e científico-sociais relativos aos elos da cadeia produtiva da Cultura: formação, criação, produção, difusão e memória, dialogando as práticas profissionais específicas de cada mestrando. 
 
O Mestrado Profissional em Dança teve em 2019 a oferta de quinze vagas anuais, sendo acrescida para 2020 mais cinco vagas. Com duração mínima de três semestres e máxima de quatro semestres, o curso exige o cumprimento de uma carga horária total de 561 horas creditadas, sendo 55% destas correspondentes às práticas profissionais orientadas (306 horas), as quais são parte essencial da formação profissional pretendida. 
 
A qualificação em nível stricto sensu tem no seu itinerário formativo duas disciplinas obrigatórias comuns às linhas de pesquisa. A disciplina Projetos Compartilhados (51 horas), oferecida no primeiro semestre, tem o objetivo de qualificar das propostas de pesquisa dos mestrandos a partir de um reconhecimento de si enquanto sujeito social e do contexto no qual se inserem suas  práticas profissionais. Já a disciplina Tópicos Interdisciplinares em Dança e Contemporaneidade (51 horas), oferecida no segundo semestre, apresenta um vasto panorama de estudos contemporâneos em Dança com intuito de promover aproximações dos estudantes com a diversidade político-epistemológica do campo profissional.
 
Integra ainda a proposta curricular uma disciplina obrigatória específica para cada linha de pesquisa, cuja finalidade é oferecer instrumentos de maneira contextualizada e crítica que contribuam para o desenvolvimento de rigor metodológico, fortalecendo as práticas profissionais com fundamentos teóricos que possibilitem embasar atuações profissionais avançadas e transformadoras. Para tanto, são ofertadas concomitantemente no primeiro semestre as disciplinas Abordagens e Estratégias para Pesquisa em Experiências Artísticas em Dança (51 horas) na Linha 1 e Abordagens e Estratégias para Pesquisa em Processos Educacionais em Dança (51 horas) na Linha 2. 
 
O itinerário formativo conta com duas disciplinas optativas de 51 horas cada, que são denominadas Tópicos Especiais em Dança 1 e Tópicos Especiais em Dança 2. Para seu cumprimento, o PRODAN oferta um amplo rol de 16 componentes curriculares, de modo a favorecer a flexibilidade do itinerário de qualificação profissional na perspectiva da articular o interesse dos estudantes, identificado através do processo de orientação, a saber:
 
Tópicos Especiais em Dança: Africanidades e formas de transmissão do conhecimento 
Ementa: Diálogos entre a tradição oral e a produção partilhada de conhecimentos em processos educacionais, com foco nas experiências e metodologias afro-brasileiras. Pedagogia Griot e ancestralidade como mecanismos de práticas intergeracionais. 
 
Tópicos Especiais em Dança: Análise de configurações coreográficas 
Ementa: Estudos e análises de configurações de obras coreográficas sob perspectivas estéticas e crítico-analíticas com discussões sobre modos de produção de importantes criadores dos séculos XX e XXI que propuseram com seus espetáculos novos paradigmas para o amplo desenvolvimento da Dança.
 
Tópicos Especiais em Dança: Composição coreográfica e dramaturgias em dança 
Ementa: Análises de referenciais teóricos e artísticos tendo em vista a contextualização acerca dos estudos de Dramaturgia na Dança. Sistematização de processos investigativos da composição coreográfica.
 
Tópicos Especiais em Dança: Configurações e mediações educacionais 
Ementa: Estudos que abordam as políticas educacionais voltadas ao trato das novas posturas frente às diversidades, e as diferentes configurações em Dança e seus contextos históricos, culturais e identitários, que se traduzem em conhecimentos, criações e processos metodológicos.
 
Tópicos Especiais em Dança: Cultura da infância 
Ementa: Estudos de processos artísticos e pedagógicos com ênfase na cultura da infância.  Experimentação, investigação e desenvolvimento de procedimentos e estruturas metodológicas relativas ao ensino de Dança para crianças em contextos educacionais.
 
Tópicos Especiais em Dança: Danças populares, linguagens do espetáculo e performances
Ementa: Estudos poéticos das manifestações culturais étnico-raciais: Danças populares, indígenas e afro-brasileiras pelos caminhos da multirreferencialidade, da etnocenologia e outros estudos implicados.
 
Tópicos Especiais em Dança: Economia da Dança, políticas e gestão cultural 
Ementa: Estudos sobre a Economia da Dança e relações com a Economia da Cultura, Economia Criativa e Indústria Cultural. Análises sobre a ciência econômica no contexto cultural e a compreensão da valoração  dos bens e serviços culturais. Percepções do papel da Dança como valor econômico no desenvolvimento urbano e regional relacionando cultura e desenvolvimento sustentável. 
 
Tópicos Especiais em Dança: Educação somática 
Ementa: Conhecimento de princípios teóricos e práticos da Educação somática na interação com a Dança. Estudos das relações entre percepção, sistemas corporais e estudos do movimento conectando abordagens somáticas e processos de criação cênica.
 
Tópicos Especiais em Dança: Experiências artísticas como processos de aprendizagem
Ementa: Estudos sobre formas de conhecimento coimplicada entre Processos de Criação e Experiências de Aprendizagem. Análise compreensiva da experiência artística educativa, práticas e princípios artísticos estruturantes.
 
Tópicos Especiais em Dança: Jogos e técnicas para criação colaborativa 
Ementa: Aplicação de jogos e técnicas para o desenvolvimento de ações artísticas em grupo com ênfase nos modos de criação colaborativa. Análise e manejo de interações grupais e aplicação de estratégias de montagens cênicas instantâneas. Apropriação de fundamentos, procedimentos e ferramentas para composição coreográfica.
 
Tópicos Especiais em Dança: Múltiplas corporalidades, potencialidades e desafios no mundo contemporâneo 
Ementa: Introdução aos processos decoloniais do corpo com deficiência e as emergências de seus possíveis deslocamentos travados no mundo contemporâneo. Análise das mudanças conceituais da deficiência. 
 
Tópicos Especiais em Dança: Performance negra na contemporaneidade, poéticas e tensionamentos teóricos 
Ementa: Estudos da produção teórica sobre as poéticas negras no Brasil e na diáspora, e os entrelaçamentos com as políticas afirmativas da cena contemporânea. Análise de seus precursores, dimensões históricas e tensionamentos teóricos. Percepção dos procedimentos de criação em Dança embasados nas diversas esferas da vivência africana na diáspora. suas simbologias, experiências e desejos. 
 
Tópicos Especiais em Dança: Questões contemporâneas do corpo 
Ementa: Estudos de teorias recentes sobre o corpo em uma abordagem transdisciplinar. Reconhecimento das coimplicações entre corpo-mente e ambiente no que tange a aspectos filosóficos, políticos, biológicos, culturais e midiáticos.
 
Tópicos Especiais em Dança: Redes de conhecimentos em contextos de arte, educação e cidadania  
Ementa: Reflexão, análise e compreensão de paradigmas da arte e da educação emancipatória, na perspectiva de construções de redes de conhecimentos que articulem princípios estruturantes científicos sociais, processos artístico-educativos como abordagens metodológicas. relativas ao ensino-aprendizagem em Dança, implicadas com questões sociais, políticas e culturais.
 
Tópicos Especiais em Dança: Residências artísticas e pedagógicas 
Ementa: Investigação orientada em Dança de caráter artístico e/ou pedagógico, com a mediação de um artista convidado. Concepção de residências como espaços que articulam formação e criação, promovendo a retroalimentação com as práticas profissionais dos estudantes assim como o estabelecimento de vínculo entre estas diferentes práticas por meio do engajamento dos participantes em um projeto comum.
 
Tópicos Especiais em Dança: Dança, Imagem e Novas Tecnologias 
Ementa: As culturas das mídias como ambientes de interações artísticas e construção de processos e configurações em Dança; redes digitais de comunicação como espaços de investigação, inovação, colaboração e produção de conhecimento em Arte/Dança e Educação.
 
As disciplinas optativas também podem ser cursadas em outros programas de Pós-Graduação e consideradas equivalentes através de um processo de aproveitamento de estudos submetido ao Colegiado. 
 
O processo de orientação no Mestrado Profissional corresponde a Prática Profissional Orientada (102 horas), que se estende do primeiro ao terceiro semestre. A supervisão tem a função de garantir a apropriação e aplicação do conhecimento advindo das práticas profissionais avançadas e transformadoras no campo da Dança e é realizada através de encontros presenciais entre mestrando e orientador, encontros estes que devem compreender ao menos 10% da carga-horária total de cada Prática. As práticas podem estar inseridas em qualquer um dos elos da cadeia produtiva da cultura: formação, criação, produção, difusão e memória. Deste modo, abrangem atuações artísticas, de caráter artístico pedagógico, gerenciais-administrativas, de desenvolvimento de projetos profissionais no campo da Dança (artísticos, educacionais e sociais), de desenvolvimento tecnológico-científico e de pesquisa aplicada à prática profissional específica. A definição das Práticas Profissionais Orientadas, suas condições específicas, instituições e locais para a realização é individualizada para cada estudante. Podem resultar tanto das oportunidades disponíveis através das parcerias institucionais do PRODAN quanto de indicações dos próprios mestrandos, desde que aprovadas por seu orientador. O mestrando poderá cursar simultaneamente até duas Práticas Profissionais Orientadas em um mesmo semestre. Além do cumprimento da carga-horária, os estudantes devem apresentar relatório do processo de trabalho e o(s) produto(s) resultante(s). 
 
O Trabalho de Conclusão de Curso 1 corresponde ao Exame de Qualificação, a qual deve ser realizada sob a forma de uma mostra de processo em sessão fechada, sem participação de público, entre o 12o e o 18o mês. Já o Trabalho de Conclusão de Curso 2 corresponde a Defesa de Mestrado, realizada em sessão pública entre o 18o e 24o mês a partir da data da primeira matrícula.  O Trabalho de Conclusão de Curso 2 é composto de ao menos três produções distintas: Texto escrito, a exemplo de artigo, ensaio ou crítica, de no mínimo 10 laudas, referente ao tema da pesquisa; Apresentação de produto(s) coerente(s) com a linha de pesquisa, artístico(s) e/ou técnico(s), a exemplo de espetáculos de dança, videodança, material didático, sistematização de processo artístico, software, protótipos, traduções, oficinas, workshops, eventos, manual de gestão, criação e manutenção de sites etc.; Memorial referente à pesquisa desenvolvida no Mestrado Profissional em Dança com descrição sistemática das atividades realizadas.
 
O Trabalho de Conclusão de Curso 1 e o Trabalho de Conclusão de Curso 2 são avaliados por uma comissão aprovada no Colegiado do PRODAN. A Comissão avaliadora será composta por três membros, incluindo o Orientador e dois outros, um interno ao Programa e outro externo. Será considerado aprovado se obtiver aprovação por, no mínimo dois examinadores. 
 
Após a aprovação do Trabalho de Conclusão de Curso 1 o estudante terá um período de até dois meses para entregar três exemplares em versão definitiva ao Colegiado que, após homologação e verificação da integralização curricular procederá aos trâmites para a emissão do diploma. 
 
PERSPECTIVA POLÍTICA-EPISTEMOLÓGICA E CONCEPÇÃO DE CURRÍCULO
 
Conforme mencionado no item 1. Histórico e Contextualização do Programa, o Programa de Pós-Graduação Profissional em Dança se diferencia pelo seu compromisso com o desenvolvimento de conhecimentos artísticos, culturais, educacionais e científico-sociais de caráter emancipatório, explicitamente implicados com a transformação da sociedade. Por isso, todas as práticas realizadas no âmbito do Mestrado Profissional em Dança são provocadas a darem respostas complexas a demandas coletivas - e não apenas individuais - , identificadas junto a grupos e contextos dos quais os mestrandos são sujeitos representativos. 
 
A característica do PRODAN de constituir-se como ponto de convergência da indissociabilidade entre conhecimentos e práticas sociais acompanha o pensamento do geógrafo baiano Milton Santos (2000, 2002), de que todo conhecimento é contextual e tem como elementos estruturantes o espaço social e as redes de relações sociais que se estabelecem no território. O autor afirma que este “não é apenas o resultado da superposição de um conjunto de sistemas naturais e um conjunto de sistemas de coisas criadas pelo homem. O território é o chão e mais a população, isto é, uma identidade, o fato e o sentimento de pertencer àquilo que nos pertence”. (SANTOS, 2000, p. 47) Essa noção de pertencimento é fundamental no desenvolvimento das pesquisas do Mestrado Profissional em Dança, uma vez que é na vivência no mundo do trabalho em suas complexas relações sociais que emergem os questionamentos, bem como as hipóteses dos estudantes. Seguindo este raciocínio, trabalhamos em direção ao que Milton Santos anuncia como problema crucial: “como passar de uma situação crítica a uma visão crítica – e, em seguida, alcançar uma tomada de consciência”? (SANTOS, 2000, p. 57).
 
Na busca por uma abordagem que reconheça e valorize a diversidade epistemológica do mundo, abrangendo uma pluralidade de formas de conhecimento - incluindo o conhecimento científico, o PRODAN encontra respaldo na concepção de Ecologia dos Saberes, proposta por Boaventura de Souza Santos (2006). Segundo o sociólogo: 
 
“[...] a lógica da monocultura do saber e do rigor científicos tem de ser questionada pela identificação de outros saberes e de outros critérios de rigor que operam credivelmente em contextos e práticas sociais declarados não-existentes pela razão metonímica. Essa credibilidade contextual deve ser considerada suficiente para que o saber em causa tenha legitimidade para participar de debates epistemológicos com outros saberes, nomeadamente o saber científico” (SANTOS, 2006, p. 790). 
 
Essa concepção vai de Ecologia dos Saberes vai ao encontro da compreensão de currículo multirreferencial, proposta pelo professor Roberto Sidnei Macedo, segundo a qual: 
 
[...] a qualificação da formação passa pela responsabilidade social e pedagógica de garantir experiências com saberes do âmbito do instituído pedagógico, mas, também, que essas experiências e seus aprofundamentos se realizem para além dele, porquanto o socialmente referenciado como formativo não está apenas num espaçotempo e encerrado numa perspectiva. (MACEDO, 2018, p. 200 , grifo no original)
 
Destacamos que trata-se de um compreensão especialmente valiosa no âmbito de um mestrado profissional ao consideramos que “mundos outros como o mundo do trabalho, das culturas, da política, por exemplo, não funcionam disciplinarmente, por mais que, em alguma medida, possam ser atravessados por essa lógica” (MACEDO, 2018, p. 200). Segundo o autor, essa perspectiva está necessariamente comprometida com o conceito de Atos de currículo, que:  
 
nos possibilitam compreender como os currículos mudam pelas realizações dos seus atores, como os atores curriculantes mudam nesse envolvimento, como mudam seus significantes, ou como conservam, de alguma maneira, suas concepções e práticas. Como definem as situações curriculares e têm pontos de vista sobre as questões do currículo; como entram em contradição, produzem ambivalências, paradoxos e derivas. (MACEDO, 2018, p. 198, grifo no original)
 
Com a primeira turma do Programa de Pós-Graduação Profissional em Dança no ano de 2019, tivemos a oportunidade de vivenciar a implementação dos dois primeiros semestres da matriz curricular do Mestrado Profissional em Dança. Com isso, testemunhamos a transição da proposta do curso aprovada pela APCN / CAPES em 2018 em atos de currículo.
 
Um processo profícuo que tem mobilizado a comunidade docente e discente do Mestrado Profissional em Dança com reflexões que, ao final de um ano, impactam diferentes instâncias do currículo concebido como acontecimento. Essas questões serão retomadas nos itens 13. Autoavaliação e 14. Planejamento Futuro, mas convém registrá-las desde já como exemplos desta experiência de um currículo encarnado:
 
- Regimento Interno do PRODAN: a identificação da necessidade de reformular a definição dos Trabalhos de Conclusão de Curso 1 e 2 corroborou a realização de alterações na Seção V do Regimento Interno do Programa, homologado em Reunião Extraordinária do Colegiado do PRODAN realizada em 04 de novembro de 2019.
 
- Proposta de Reestruturação Curricular: a avaliação da implementação dos componentes curriculares obrigatórios do Mestrado Profissional pelo corpo docente do Programa tem pautado uma proposta de Reestruturação Curricular ainda em discussão na qual está sendo estudada a possibilidade de oferta de Tópicos Interdisciplinares em Dança e Contemporaneidade no primeiro semestre e de Abordagens e Estratégias para Pesquisa em Experiências Artísticas em Dança na Linha 1 e Abordagens e Estratégias para Pesquisa em Processos Educacionais em Dança na Linha 2 no segundo semestre. Concorre para essa alteração o argumento de que no segundo semestre os estudantes estariam mais amadurecidos e poderiam ter maior aproveitamento das disciplinas obrigatórias de suas linhas de pesquisa. A proposta de Reestruturação Curricular tem previsão de implementação nesse quadriênio e deverá incluir a formalização do Estágio de docência na matriz do curso.
 
- Reuniões didático-pedagógicas e de autoavaliação: a realização de reuniões com a participação da totalidade do corpo docente do Programa tem proporcionado um espaço potente de alinhamento do currículo como acontecimento, sobretudo no que diz respeito às experiências de Prática Profissional Orientada. Esses encontros foram fundamentais em 2019 para a consolidação do perfil do Mestrado Profissional em Dança, que se distingue nitidamente do Mestrado Acadêmico ao demarcar pressupostos político-epistemológicos próprios, abordagens didático-metodológicas específicas, produções intelectuais artísticas e técnicas de enorme impacto social, cultural e educacional em âmbito regional, nacional e internacional. 
 
- Mobilização da comunidade discente: o engajamento da comunidade discente na organização e participação de eventos artísticos e acadêmicos revelou-se uma grande potência na instituição de realizações curriculares e processos formativos a partir do protagonismo estudantil. A relevância de tais experiências é ressaltada no depoimento dos mestrandos, que logo em seu primeiro ano de estudos participaram de eventos artísticos, encontros e congressos apresentando os resultados preliminares de suas práticas profissionais.