1. Histórico e Contextualização do Programa
HISTÓRICO DE CRIAÇÃO DO PRODAN (2019)
A Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA) foi criada na década de 1950, assim como as Escolas de Música e Teatro, consolidando o compromisso com a Área de Artes da instituição que desde 1947 abrigava também a Escola de Belas Artes, fundada em 1877. Pioneira neste intento, a UFBA destacou-se nacionalmente por tal iniciativa e manteve-se por 28 anos como única instituição no país a oferecer o ensino superior em Dança, constituindo referência nacional na formação de Dança.
Desde a sua criação, ao longo dos mais de 60 anos de história, a Escola de Dança vem afirmando sua função social e perfil inovador na área de Arte, contribuindo através da formação de professores e artistas da Dança com a efervescência cultural do estado, formulação de políticas públicas para a cultura e para a inserção da Dança nos currículos da Educação Básica.
Do ponto de vista do desenvolvimento da área de conhecimento, um marco institucional relevante foi a oferta na década de oitenta dos cursos lato sensu de Especialização em Composição Coreográfica – realizados ao longo de dez anos, e que contaram com financiamento e concessão de bolsas. Foi uma experiência bem sucedida, reconhecida pela Coordenação de Pessoal de Aperfeiçoamento de Nível Superior (CAPES) que enviou recomendação, no último ano que o curso foi oferecido, no sentido de transformá-lo em um Mestrado Profissional.
Na virada do século, a Escola de Dança passou por grandes mudanças mais uma vez. Na Graduação, um longo e cuidadoso processo de reestruturação curricular culminou com a construção de um novo Projeto Político de Curso com ênfase em uma formação cidadã do artista educador, referendada nos conceitos de complexidade e interdisciplinaridade.
Em relação à Pós-Graduação, foi desenvolvida uma ação de cooperação entre a Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo para ampliação do quadro de professores doutores na unidade por meio do Programa de Qualificação Institucional (PQI), com apoio da CAPES, na perspectiva de abertura de um Mestrado em Dança. A proposta de criação do Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDANÇA) foi aprovada pela CAPES em 2005, e teve sua primeira turma implementada em 2006, se mantendo como único no Brasil até 2019. Atualmente, com mais de 170 dissertações defendidas em seu banco de dados e um curso de Doutorado recém-implementado, o programa encontra-se em expansão.
O fortalecimento da Dança pode ser observado não apenas na Pós-Graduação, mas também nos 46 cursos superiores de Dança em Instituições de Ensino Superior federais (25), estaduais (09) e privadas (12) presentes nas cinco regiões geográficas do país. Destacamos que aproximadamente 70% deste total corresponde a cursos de Licenciatura (32), que formam anualmente inúmeros profissionais para atuar, prioritariamente, na Educação Básica.
A Região Nordeste se destaca neste sentido, uma vez que sete dos nove estados possuem graduações em Dança: Sergipe, Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Em especial na UFBA são quatro cursos de ensino superior vinculados à Escola de Dança: um Bacharel em Dança e três Licenciaturas - um curso diurno, um curso noturno e uma licenciatura na modalidade de Educação a Distância.
No âmbito da Educação Básica, destacamos a obrigatoriedade do ensino da Arte regido pela Lei 9.394/1996 e alterado pela Lei 13.278/2016, que explicita as Artes Visuais, Dança, Música e Teatro como as linguagens que constituem o componente curricular Arte, em toda a Educação Básica, e Lei nº 13.415/2017 que estabelece o ensino da Arte obrigatório na Educação Básica. Registramos ainda que a Base Nacional Comum Curricular (2017) reforça a Arte como componente curricular obrigatório do Ensino Fundamental.
Desde 2003 a Secretaria Municipal de Educação de Salvador - SMED realiza Concurso Público contemplando as quatro linguagens artísticas. Hoje, são mais de 400 professores licenciados em Artes Visuais, Dança, Música e Teatro atuando em um universo de 442 escolas. Deste total, são mais de 80 Licenciados em Dança contratados na Rede Municipal de Educação de Salvador. A demanda pela formação continuada destes profissionais e pela atualização de conhecimentos culminou no projeto de pesquisa “Arte no Currículo: convênio entre a Universidade Federal da Bahia e a Secretaria Municipal de Educação de Salvador” em 2015 e 2016, que contou com a participação direta de 320 professores de Arte da educação básica.
O relatório do projeto de pesquisa “Mapeamento da Dança nas capitais brasileiras e no Distrito Federal” (
http://www.mapeamentonacionaldadanca.com.br), sediado também no período de 2015 a 2016 na Escola de Dança da UFBA e que contou com a participação de nove universidades, comprova de que no Brasil a Dança é modo de sobrevivência de vários profissionais dedicados ao trabalho de artista e educador de Dança, muitos dos quais demandam qualificação profissional.
Ou seja, após aproximadamente dez anos da bem-sucedida implementação do PPGDANÇA, evidenciou-se outra importante demanda no país: o aprimoramento dos profissionais consolidados inseridos no mundo do trabalho que atuam nos campos artísticos e educacionais. Sem necessariamente a expectativa de seguir uma carreira acadêmica, estes profissionais intentam participar de uma formação stricto sensu na universidade na perspectiva de ampliar e aprimorar conhecimentos associados às suas atuações profissionais na área de Artes, resultando na qualificação de sua ação junto a sociedade.
As evidências da demanda existente impulsionaram a criação de um grupo de trabalho formado por docentes da Escola de Dança da UFBA, em estreita colaboração com a Direção, o qual iniciou os estudos para criação do curso de Mestrado Profissional em Dança que atendesse amplamente à qualificação de coreógrafos, dançarinos, perfomers, educadores e gestores em Dança. A elaboração do projeto contou com consultorias internas e externas à UFBA, junto a outros programas de Pós-Graduação profissional na Área de Artes, e resultou no envio para a Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN / CAPES) em 2017.
Em 2018 a CAPES autorizou a abertura do Programa de Pós-Graduação Profissional em Dança (PRODAN) na Universidade Federal da Bahia que, pioneiro no campo da Dança, se soma aos seis mestrados profissionais na área de concentração em Artes oferecidos no Brasil: Ensino das Práticas Musicais (UNIRIO); Ensino em Artes Cênicas (UNIRIO); Mestrado Profissional em Música (UFBA); Mestrado Profissional em Música (UFRJ); Mestrado Profissional em Teatro (Escola Superior de Artes Célia Helena/SP); Mestrado Profissional em Rede – PROF–ARTES (que reúne 11 instituições associadas).
A implementação do Programa teve início ainda em 2018 com a designação da Coordenação do Curso e eleição dos/as membros/as Colegiado, composto por seis docentes permanentes que representam as referidas linhas de pesquisa, em acordo com o Regimento Interno do PRODAN (2018) e o Estatuto e Regimento Geral da UFBA (2010).
O Edital do Processo Seletivo para a primeira turma do Mestrado Profissional foi publicado em 21 de novembro de 2018 e o Resultado Final foi divulgado no dia 29 de janeiro de 2019. Trinta e sete pessoas se inscreveram, das quais vinte e oito obtiveram aprovação e quinze foram classificadas. A primeira turma do PRODAN ingressou em 2019.1, semestre letivo que teve início em 18 de fevereiro de 2019 e finalizou em 05 de julho de 2019.
Contextualização Institucional e Regional da Proposta
Em termos de contextualização Regional é importante ressaltar o inegável fato de existir na Universidade Federal da Bahia uma tradição histórica do ensino das Artes em termos de graduação e de Pós-Graduação. Essa característica tão específica da UFBA se deve à implantação de políticas de fortalecimento de suas 04 unidades de arte, criadas há mais de meio século, a saber: a Escola de Belas Artes atualmente completando 140 anos de fundação e 70 anos como UFBA, contando com programas de Pós-Graduação consolidados e sua própria galeria de Arte e acervo histórico; A Escola de Música criada em 1954, atualmente com dois programas de Pós-Graduação sendo um em Mestrado Profissional, mantém uma orquestra Sinfônica, um Conjunto de Câmera e um Madrigal entre outros grupos e projetos; A Escola de Teatro criada em 1956, implantou com a inicial cooperação da Escola de Dança em 1997 o Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, conceito 06, com Mestrado e Doutorado Acadêmicos. A Escola de Dança, também fundada em 1956, implantou seu próprio Programa de Pós-Graduação em 2006 e tem em seu banco de dados mais de 150 dissertações defendidas. A unidade conta com dois teatros, (médio e grande porte), um Grupo de Dança Contemporânea e um Acervo Memorial como programas permanentes da UFBA. Necessário dizer que a união das Escolas de Dança e Teatro para a criação do Programa de Pós-Graduação foi uma circunstância histórica importante, num momento em que a quantidade de professores doutores de cada escola não era suficiente para garantir atendimento às pesquisas das duas áreas. Para a comunidade da Escola de Dança a criação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrado Acadêmico em Dança em 2006, primeiro e ainda único com esta área específica de concentração, foi uma demanda observada dentro da própria UFBA, uma vez que todas as escolas de Arte tinham seus programas de Pós-Graduação.
Conforme estimativas feitas pela CAPES, a área de concentração em Artes conta, a partir de 2015, com seis mestrados profissionais implementados: Ensino das Práticas Musicais (UNIRIO); Ensino em Artes Cênicas (UNIRIO); Mestrado Profissional em Música (UFBA); Mestrado Profissional em Música (UFRJ); Mestrado Profissional em Teatro (Escola Superior de Artes Célia Helena/SP); Mestrado Profissional em Rede – PROF –ARTES (que reúne 11 instituições associadas).
Nacionalmente, em termos de distribuição por região temos em qualificação de Pós-Graduação em artes nível Mestrado Profissional o seguinte quadro: 01 MP na região sul; 04 MP na região sudeste e 01 MP na região nordeste. A região do nordeste em termos de Mestrado Profissional conta com os seguintes programas: o Mestrado Profissional em Musica da UFBA e o Mestrado Profissional em rede o PROF-ARTES (da região nordeste: UFBA – Instituto de Humanidades, Artes e Ciências e Escola de Teatro; UFPB, UFRN, UFC).
No Anuário de Estatísticas Culturais de 2009, Cultura em Números da FUNARTE/MINC, consta no registro de indicadores que a oferta da Cultura da Dança tem um percentual de 57 municípios brasileiros que realizam festivais e mostras de dança. Em termos de grupos artísticos existem 58 municípios com essa atividade. Foi registrada também a existência de 59 cursos de graduação em Dança. Em termos de estimativa a Cultura de Dança em todo Brasil representa 35,5% da união.
Conforme registrado no relatório de 2015 do projeto ObservArtes (UFBA/MINC) as cidades nordestinas que tem cursos em ensino superior e eventualmente também Pós-Graduação em Dança são:
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Aracajú, Curso de Licenciatura noturno em Dança do Núcleo de Dança do Curso de Artes, da Universidade Federal de Sergipe;
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Maceió, Curso de Licenciatura em Dançada Universidade Federal de Alagoas;
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Recife, Curso de Licenciatura em Dança integrado ao Departamento de Teoria da Arte e Expressão Artística da Universidade Federal de Pernambuco;
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João Pessoa, Curso de Licenciatura em Dança do Centro de Comunicação Turismo e Artes – CCTA- Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal da Paraíba e conta também com o Mestrado Profissional em rede PROF-ARTES;
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Natal, Curso de Licenciatura do Departamento de Artes Cênicas e 01 Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas PPGArC – Mestrado Acadêmico integrado ao Centro de Comunicação, humanidade, Letras e Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte o Mestrado Profissional em rede PROF-ARTES;
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Salvador, Cursos de Licenciatura em Dança 01 Diurno e01 Noturno, 01 curso de Bacharelado em Dança Diurno, 01 Curso de Licenciatura em Dança modalidade à distância, 01 Curso vespertino de ofertas de Dança para o Bacharelado Interdisciplinar após o Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades - Reuni, 01 Curso de Especialização em Estudos da Dança Contemporânea, 01 Programa de Pós-Graduação - Mestrado Acadêmico. Todos oferecidos na Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia;
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Fortaleza – Curso de Licenciatura em Dança 01, Curso de Bacharelado em dança 01, Curso de Especialização Lato Sensu em Dança e Educação 01. Um Programa de Pós-Graduação em Artes – Mestrado Acadêmico, todos oferecidos pela Universidade Federal do Ceará. Além do Mestrado Profissional em rede PROF-ARTES.
A relevância para a criação de um Mestrado Profissional em dança com área de concentração em Dança no Nordeste fica evidenciada na exposição dos registros acima citados onde vemos que após a implantação do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades – Reuni em 2009, houve um crescente número de Cursos de Dança em várias IES no Nordeste. Com referência à situação da Dança em termos microregionais o município de Salvador tem registrada a existência de 66 instituições de ensino e prática da Dança de diferentes perfisinstitucionais através do recente projeto de “Mapeamento da Dança nas capitais brasileiras e no Distrito Federal”, sediado no período 2015/2016 na Escola de Dança da UFBA. http://www.mapeamentonacionaldadanca.com.br/resultadosesperados/instituc...
Dentre as instituições dedicadas à formação em dança se destaca o curso em nível superior da Escola de Dança da UFBA, com admissão de aproximadamente 250 alunos novos anualmente para os cursos de graduação diurno, noturno e a graduação modalidade à distancia, e o curso técnico profissionalizante da Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado, com admissão de 60 alunos anualmente. O município conta ainda com o ensino da Dança na educação básica e ainda cursos oferecidos por organizações não governamentais como centros de cultura, igrejas e associações.
Devemos ainda salientar a existência do curso de Licenciatura em Dança da Universidade do Sudoeste da Bahia (UESB) desde 2012, localizado na cidade de Jequié, com admissão de 20 alunos novos anualmente. De seus egressos, temos registrado a crescente demanda pelo curso de especialização em Estudos Contemporâneos em Dança da Escola de Dança da UFBA.
Conferindo os dados do Mapeamento Nacional da Dança em oito capitais Brasileiras, temos diante de nós a comprovação de que o Brasil tem uma cultura em que a dança é material vivo da expressão, moeda e troca simbólica da manifestação cultural e também modo de sobrevivência de vários profissionais dedicados ao trabalho de intérprete dançarino (a) e professor (a) de dança e que muitos desses perfis individuais e ou institucionais se caracterizam por uma demanda de qualificação profissional.
Portanto, é diante da demanda de aprimoramento dos profissionais atuantes no mercado que possuem experiências artísticas e processos educacionais consolidadas, mas que não se sentem contemplados nos programas de mestrados acadêmicos é que nos colocamos como propositores no sentido de desenvolver um currículo potente para melhorar e revigorar a cultura da profissionalização da Dança contribuindo para agregar a competitividade e melhorar a eficácia do atendimento do profissional da dança perante as entidades demandantes sejam de ordem privada ou pública.
Com referência aos perfis e à atuação do profissional da Dança na Bahia, nota-se que, primeiramente, a orientação vocacional do artista docente da dança acontece com experiências informais que vão sendo agregadas ao currículo. Essas experiências são provenientes de um enorme leque de tradições culturais em práticas de danças, que vão desde as obtidas durante a formação no ensino básico até outras vivências adquiridas em associações de bairro, centros religiosos, organizações não governamentais artístico-culturais e academias de variados estilos, onde o futuro profissional obtém experiências de técnicas variadas em danças como: danças de salão, danças urbanas, danças sociais e em grupo como blocos de carnaval, danças de heranças rurais como quadrilhas juninas, terno de reis, sambas de diversos gêneros, maculelê, capoeira e outras. Ainda no tocante à formação profissional, encontra-se na Bahia, a singularidade da atuação em dança oriunda de convivências familiares próximas das tradições dos terreiros de candomblé, que notabilizam coreógrafos (as) que fazem do gestual dos orixás motivo para composição e criação de estilos próprios, dançarinos que trazem em seus corpos a experiência dos ritmos, sons e tradições, além de educadores que se inspiram nessas práticas para suas atuações artístico-educativas. É frequente nesse nicho de tradições um aprendizado informal de uma geração para outra. De uma maneira geral, somente depois de passar por essas experiências ainda “amadoras e espontâneas” é que muitos artistas docentes da dança procuraram tornar-se profissionais no sentido de adquirir uma formação artístico-acadêmica em escolas de dança que atestem sua qualificação profissional.
Salvador conta até 2020 com a implantação da Lei n° 7.791/2010, que instituiu o Plano Municipal de Educação (PME) que assegura que as escolas da Rede Municipal tenham professores de Educação Física, Artes, Língua Estrangeira e Informática. Essa Situação da obrigatoriedade do ensino das Artes favorece a inserção da Dança no Sistema Público de Ensino.
O Programa Instituição de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), uma parceria entre a Universidade e a Secretaria Estadual de Educação, é outra forma de inserção da Dança no Ensino público, e atende escolas de Salvador através da manutenção de supervisores e estudantes da Escola de Dança da UFBA.
A caracterização da demanda a ser atendida está vinculada à vocação histórica da Dança na Bahia que é comprovada não só pelas tradições culturais mencionadas, mas principalmente por iniciativas institucionais pioneiras e consolidadas em nível nacional e internacional que despontaram na década de 1950 com a fundação da Escola de Dança na UFBA; a criação da Escola de Ballet EBATECA; a criação do Balé do Teatro Castro Alves (BTCA); a criação e manutenção do Balé Folclórico da Bahia; a criação da Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado, dos cursos de Dança do SESC-Ba; além de inúmeras academias consagradas de Balé, Dança Contemporânea, Jazz, Dança de Salão, Sapateado, Dança do Ventre, Dança Tribal, Danças Circulares, Dance Fusion, Dança Espanhola, Dança Afro-Brasileira e Capoeira.
A importância para nossa IES se dá pela capacidade de permanentemente se questionar e procurar ser uma instituição de ensino com preocupações políticas e socialmente relevantes para a sociedade. Com repercussão nacional e internacional, a Escola de Dança da UFBA destaca-se no cenário institucional por manter a excelência de ensino da dança como produção de conhecimento com um quadro exemplar de 85% de professores DE doutores em dança. Com este corpo especializado, que esta instituição de ensino se compromete a atender demandas da sociedade, sejam elas individuais ou institucionais, criando o Programa de Pós-Graduação Profissional – PRODAN e seu Curso de Mestrado Profissional de forma contínua.
Pensando em nossa Instituição de Ensino Superior, em nível macro, é preciso salientar o impacto relativo ao Plano de Desenvolvimento Institucional da UFBA, em sua versão pública para o último quatriênio (2012-2016). A criação do Mestrado Profissional em Dança está diretamente associada à Diretriz referente ao Ensino de Pós-Graduação, a qual pretende ampliá-lo e consolidá-lo, garantindo excelência acadêmica. Assim, além de atrelado à meta IV que trata diretamente sobre a duplicação do número de mestrados profissionais, este curso vem atender às demandas já previamente explicitadas, além de guardar a forte característica do pioneirismo desta Universidade no que tange às Artes. Apresenta-se então como o primeiro mestrado profissional em Dança no País, fortalecendo a implicação da Escola de Dança com as contingências da sociedade em sua área e abrindo caminhos para a ampliação da oferta de qualificação profissional em nível superior em consonância com os anseios da população direta e indiretamente atendida.
Este Mestrado Profissional se propõe em congruência com os objetivos institucionais previstos no Estatuto da UFBA, estando imbuído de ser ponto focal de geração e propagação de conhecimentos, saberes e práticas no campo das artes e das culturas, propiciando qualificação, educação continuada e habilitação nas áreas de criação em dança e dança e educação, bem como produção, curadoria, e gestão cultural em dança, visando ao exercício de atividades profissionais e à participação no desenvolvimento da sociedade. Ao exercitar a excelência acadêmica, mediante o desenvolvimento da Dança como área do conhecimento, fomenta o pensamento crítico-reflexivo, contribuindo para o processo de desenvolvimento local, regional, nacional e global, capacitando profissionais qualificados para realizar o estudo sistemático de seus problemas e buscar soluções de acordo com suas necessidades.
É fundamental, ainda, apontar os profundos impactos relativos à demanda já existente no âmbito profissional da Dança, por este Mestrado Profissional, que não é contemplada pelo PPGDança, em seu mestrado acadêmico. Diferentemente, o MP está voltado para a capacitação de profissionais mediante ao aprimoramento de técnicas, práticas profissionais, processos artístico-pedagógicos e temáticas que atendem diretamente às múltiplas realidades do mercado de trabalho.
Para caracterizar o que vem a ser o mercado de trabalho em Dança, pode-se ter um exemplo ao realizar um recorte do caso da cidade de Salvador, que no âmbito artístico, sua produção é variada e possui características múltiplas, tendo o Balé do Teatro Castro Alves, criada pelo Governo do Estado e em pleno funcionamento desde 1981, como única companhia de dança oficial do Estado da Bahia. Na cidade, entretanto, há uma presença significativa de companhias de ballet, jazz dance, dança moderna, danças de salão, hip-hop, danças de rua, danças árabes, sapateado, coletivos de intervenções urbanas, quadrilhas, dança contemporânea e experimental, e outras. Necessário destacar ainda a grande influência da matriz africana em suas manifestações e tradições culturais, Salvador se destaca por possuir companhias profissionais de danças de matrizes africanas como o Balé Folclórico da Bahia e o Grupo Odundê da Escola de Dança da UFBA.
No âmbito do ensino formal, além desta instituição de ensino superior – fundada em 1956 e que abriga quatro cursos de graduação (três presenciais e um EAD), uma Pós-Graduação lato sensu e um programa de Pós-Graduação stricto sensu – temos a dança presente como área do conhecimento da Educação Básica, nas instituições de ensino municipais e estaduais, garantida através de legislação competente, e um Curso de Educação Profissional – Técnico de Nível Médio em Dança oferecido pela escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia, que abriga centenas de alunos (além dos cursos Preparatório, Livres e de Formação Profissional Continuada - Extensão).
Além disto, destacam-se os centros específicos de produção em dança e demais locais de compartilhamento de saberes e práticas de educação não formal. A cidade abriga um número significativo de academias particulares, centros comunitários, igrejas, hospitais, centros culturais que comportam projetos sociais, núcleos artísticos, companhias de dança, e uma série de iniciativas formativas/educacionais que permeiam seu cotidiano.
De forma geral, profissionais atuantes no mercado de trabalho anseiam por melhor qualificação profissional no âmbito do Ensino Superior. O já citado Mapeamento da Dança (2016) indica que a maioria desses profissionais iniciou suas formações em academias ou cursos livres, e têm como seu maior nível de formação a Graduação. O número percentual se torna bastante reduzido, entretanto, quanto à contabilização daqueles que têm Pós-Graduação stricto sensu, mesmo que há 10 anos essa oferta, em sua cidade de residência, venha ocorrendo e mesmo ainda pelo fato de reconhecerem a necessidade de constante aprimoramento e qualificação profissional.
É importante perceber que esta situação é sintomática. O mestrado acadêmico do PPGDança é procurado por estudantes do Brasil e de outros países que guardam a característica do interesse na vida acadêmica e de pesquisadores propriamente dita, têm, em sua maioria, a meta futura de trabalho no ensino superior, ou já trabalham neste nível de ensino e buscam qualificação profissional condizente com suas demandas cotidianas. O mestrado profissional apresenta-se como o caminho direto para os demais profissionais que buscam sua Pós-Graduação stricto sensu para sua capacitação para o exercício da prática profissional avançada e transformadora de procedimentos, diretamente vinculados aos arranjos produtivos deste mercado de trabalho, buscando inovação, melhoria e eficiência por meio de soluções de problemas, geração e aplicação de processos de inovação apropriados. Assim, pretende-se que a partir deste curso, estes profissionais estejam aptos para lidar consciente e criticamente neste ambiente de competitividade, além de aumentar a produtividade em suas áreas de atuação dentro da Dança.
Este primeiro impacto gera um ciclo retroalimentativo de fortalecimento da rede produtiva da economia da dança, considerando desde os benefícios diretos na educação formal e não formal: educadores/professores melhor capacitados atuam diretamente com estudantes/alunos/educandos, formando melhores cidadãos, consumidores de produção artística, profissionais, produtores artísticos, gestores culturais que dialogam diretamente com a sociedade. Cada membro desta rede, com a melhoria em sua qualificação profissional, contribui multiplicando a formação de profissionais possibilitadores de mudanças no exercício da profissão do docente-artista, do artista e do gestor cultural, gerando incontáveis avanços para as Artes, em seu reconhecimento direto como área de conhecimento implicada no cotidiano da construção de uma sociedade mais justa e equânime.
Assim, o programa busca atender de forma mais completa possível aos impactos social, cultural, artístico, educacional, tecnológico econômico e, sobretudo busca de pressupostos para configuração do que se compreende como Mestrado Profissional para a área de Dança.
HISTÓRICO DE CRIAÇÃO DO PRODAN (BIÊNIO 2019-2020)
A Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA) foi criada na década de 1950, assim como as Escolas de Música e Teatro, consolidando o compromisso com a Área de Artes da instituição que desde 1947 abrigava também a Escola de Belas Artes, fundada em 1877. Pioneira neste intento, a UFBA destacou-se nacionalmente por tal iniciativa e manteve-se por 28 anos como única instituição no país a oferecer o ensino superior em Dança, constituindo referência nacional na formação de Dança.
Desde a sua criação, ao longo dos mais de 60 anos de história, a Escola de Dança vem afirmando sua função social e perfil inovador na área de Arte, contribuindo através da formação de professores e artistas da Dança com a efervescência cultural do estado, formulação de políticas públicas para a cultura e para a inserção da Dança nos currículos da Educação Básica.
Do ponto de vista do desenvolvimento da área de conhecimento, um marco institucional relevante foi a oferta na década de oitenta dos cursos lato sensu de Especialização em Composição Coreográfica – realizados ao longo de dez anos, e que contaram com financiamento e concessão de bolsas. Foi uma experiência bem sucedida, reconhecida pela Coordenação de Pessoal de Aperfeiçoamento de Nível Superior (CAPES) que enviou recomendação, no último ano que o curso foi oferecido, no sentido de transformá-lo em um Mestrado Profissional.
Na virada do século, a Escola de Dança passou por grandes mudanças mais uma vez. Na Graduação, um longo e cuidadoso processo de reestruturação curricular culminou com a construção de um novo Projeto Político de Curso com ênfase em uma formação cidadã do artista educador, referendada nos conceitos de complexidade e interdisciplinaridade.
Em relação à Pós-Graduação, foi desenvolvida uma ação de cooperação entre a Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo para ampliação do quadro de professores doutores na unidade por meio do Programa de Qualificação Institucional (PQI), com apoio da CAPES, na perspectiva de abertura de um Mestrado em Dança. A proposta de criação do Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDANÇA) foi aprovada pela CAPES em 2005, e teve sua primeira turma implementada em 2006, se mantendo como único no Brasil até 2019. Atualmente, com mais de 170 dissertações defendidas em seu banco de dados e um curso de Doutorado recém-implementado, o programa encontra-se em expansão.
De acordo com os dados disponibilizados no Sistema E-MEC e confirmados através das plataformas institucionais das Instituições de Ensino Superior (IES), o Brasil conta hoje com 50 cursos superiores de Dança em atividade, em 36 IES federais (18), estaduais (06), municipais (01) e privadas (10) presentes nas cinco regiões geográficas do país. Destacamos que aproximadamente 70% deste total corresponde a cursos de Licenciatura (35), que formam anualmente inúmeros profissionais para atuar, prioritariamente, na Educação Básica.
A Região Nordeste se destaca neste sentido, uma vez que sete dos nove estados possuem graduações em Dança: Sergipe, Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Em especial na UFBA são quatro cursos de ensino superior vinculados à Escola de Dança: um Bacharel em Dança e três Licenciaturas - um curso diurno, um curso noturno e uma licenciatura na modalidade de Educação a Distância.
Ou seja, após aproximadamente dez anos da bem-sucedida implementação do PPGDANÇA, evidenciou-se outra importante demanda no país: o aprimoramento dos profissionais consolidados inseridos no mundo do trabalho que atuam nos campos artísticos e educacionais. Sem necessariamente a expectativa de seguir uma carreira acadêmica, estes profissionais intentam participar de uma formação stricto sensu na universidade na perspectiva de ampliar e aprimorar conhecimentos associados às suas atuações profissionais na área de Artes, resultando na qualificação de sua ação junto a sociedade.
As evidências da demanda existente impulsionaram a criação de um grupo de trabalho formado por docentes da Escola de Dança da UFBA, em estreita colaboração com a Direção, o qual iniciou os estudos para criação do curso de Mestrado Profissional em Dança que atendesse amplamente à qualificação de coreógrafos, dançarinos, perfomers, educadores e gestores em Dança. A elaboração do projeto contou com consultorias internas e externas à UFBA, junto a outros programas de Pós-Graduação profissional na Área de Artes, e resultou no envio para a Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN / CAPES) em 2017.
Em 2018 a CAPES autorizou a abertura do Programa de Pós-Graduação Profissional em Dança (PRODAN) na Universidade Federal da Bahia que, pioneiro no campo da Dança, se soma aos seis mestrados profissionais na área de concentração em Artes oferecidos no Brasil: Ensino das Práticas Musicais (UNIRIO); Ensino em Artes Cênicas (UNIRIO); Mestrado Profissional em Música (UFBA); Mestrado Profissional em Música (UFRJ); Mestrado Profissional em Teatro (Escola Superior de Artes Célia Helena/SP); Mestrado Profissional em Rede – PROF–ARTES (que reúne 11 instituições associadas).
A implementação do Programa teve início ainda em 2018 com a designação da Coordenação do Curso e eleição dos/as membros/as Colegiado, composto por seis docentes permanentes que representam as referidas linhas de pesquisa, em acordo com o Regimento Interno do PRODAN (2018) e o Estatuto e Regimento Geral da UFBA (2010).
PRINCÍPIOS E PRESSUPOSTOS
Conforme mencionado anteriormente, temos vivenciado ao longo dos últimos vinte anos um projeto político pedagógico que reafirma e traz um pensamento de educação e arte que tem sintonia com a contemporaneidade e que por sua vez, se referenciam em paradigmas e preceitos emancipatórios, cientificamente referenciados pelo contexto social da atualidade. Este pensamento é assumido, potencializado e expandido no âmbito da Pós-Graduação Profissional de Dança da UFBA.
No âmbito do PRODAN, o projeto pedagógico enfatiza prioritariamente as relações entre sujeito e contexto social, devendo-se considerar a demandas e potencialidades da realidade artística, cultural e educacional que se apresenta, com vistas a formação avançada do profissional da Dança, capacitando-o com um conhecimento de diferenciado padrão no que se refere ao compromisso com pesquisas e produções científico-sociais.
Há de se ressaltar também que estes pressupostos são referendados no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2018-2022 da UFBA: no que se refere às dimensões ético-políticas, convocando o sujeito a compreender o seu papel social e o seu compromisso em atuar na sociedade coletivamente, e que a ética deve se traduzir nas relações e práticas humanas; sobre os referenciais epistemológicos, é destacada a sintonia com paradigmas contemporâneos do conhecimento em que a educação ultrapasse a visão formativa, técnica, procedimental, mas se alargue e encare a emancipação como perspectiva, tendo como premissa uma formação integral do sujeito, em suas complexas e múltiplas dimensões, nos diversos níveis.
Deste modo, os pressupostos que identificam os cursos da Graduação de Dança são retomados e aprofundados no Programa de Pós-Graduação Profissional em Dança. Noções como complementariedade, interdisciplinaridade, transdiciplinaridade e, sobretudo, complexidade, se estabelecem como estratégias para um fazer-pensar dialógico e colaborativo. Em retroalimentação, esse aprofundamento possibilita uma contribuição direta na melhoria da qualidade dos cursos de Graduação, um trânsito protagonizado pelos corpo docente do programa mas que também conta com a colaboração discente, conforme apresentaremos a seguir.
Considerações finais: olhando o presente e prospectando o futuro
Acreditamos por que o modelo da Pós-Graduação Profissional tem o potencial de provocar um movimento de participação, intervenção e proposição de caminhos e práticas construídos de forma colaborativa, unindo não só demandas, mas potencialidades de conhecimentos complementares.
Esses conhecimentos em pauta, reconhecidos como científicos sociais, dão destaque a contribuição das novas pesquisas sobre corpo, Dança, Arte em relações de participação na sociedade que indicam alternativas para contribuir com o processo de transições para um paradigma emergente que atenda às questões complexas da contemporaneidade.
Com ressonância ao pensamento de Jorge de Albuquerque Vieira (1999) afirmamos que assinalar o conhecimento como sendo um produto gerado somente pelas atividades científicas e filosóficas em detrimento a outros conhecimentos tem sido um pensamento limitado em nossos tempos.
[...] A atividade artística é também uma forma de representar o mundo, mais ainda, é uma forma de sobreviver no mesmo, elaborando altos níveis de complexidade. Não é casual, por exemplo, que estejamos vivenciando agora uma época onde se busca o enlace entre Arte e Ciência, ou ainda entre Arte e Tecnologia. (VIEIRA, 1999, p.17)
Identificamos desta maneira o grande impacto, que vem sendo proporcionado no ambiente profissional de Dança, tanto artístico-cultural, como social e político. Dentre os impactos desta experiência inaugural, destacamos a aquisição de novos saberes relacionados à capacidade de refletir e articular pensamentos, o desenvolvimento do olhar crítico, atualização de conhecimentos e ampliação de referências em especial sobre arte, corpo, dança e educação, e o reconhecimento de danças de matrizes populares e africanas como dispositivo para processos de criação, resguardando atitudes de flexibilidade diante das constantes mudanças que se operam no mundo. Deste modo, ocorre o investimento na capacidade de aprender continuamente, a partir de noção de complexidade, complementaridade e diálogo entre pessoas, contextos e conhecimentos.
Destacamos também a qualificação do cidadão, tendo visão a dimensão complexa e integral de sujeito, possibilitando que as pessoas se situem no mundo contemporâneo a partir do reconhecimento da importância de si e do outro. Consequentemente, há valorização e inclusão do grupo, aceitação das diferenças, potencialização das experiências traduzindo-as em conhecimentos científicos sociais emancipatórios. Com isso, nesta trajetória multi e interdisciplinar, o processo de desenvolvimento e transformação traz como partida o indivíduo, que nesta instância se encontra mais disponível e preparado para estabelecer vínculos com o outro e criar elos de identificação e aprendizagem a partir de um reconhecimento do que existe em comum e do que se apresenta como diverso, resultando em processos de troca e complementaridade, com foco progressivo no coletivo e no social.
Damos destaque especial, há a oportunidade do diálogo entre instituições públicas de educação básica e superior possibilitando um processo continuado de revisão e retroalimentação com fins de garantir a presença e interface entre a Arte e a Educação. Impacta-se na contribuição para uma revisão do pensamento dos professores e cooperação do PRODAN com as Redes de Educação.
Assim, pretende-se que este processo de qualificação possibilitado pela criação do Programa de Pós Graduação Profissional em Dança da UFBA _ PRODAN repercuta não só nestes sujeitos, profissionais em dança, enquanto bailarinos, coreógrafos, artistas, educadores e técnicos e gestores em dança, mas nos contexto, ambientes de trabalho que representam, sejam eles públicos privados ou coletivos e organizações sociais. Os impactos sociais e culturais provocarão transformações neste corpo de profissionais, assim como no status quo, da Dança na Bahia e no Brasil.