Objetivos

Objetivo geral

O Programa de Pós-Graduação Profissional em Dança da UFBA (PRODAN) tem como objetivo institucional, em alinhamento com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2018-2022 da UFBA, ser ponto focal de geração e propagação de conhecimentos, saberes e fazeres no campo das Artes e da Cultura, qualificando a prática profissional docente, artística, de gestão e/ou técnica na área da Dança com instrumental teórico-prático apropriados às especificidades da área e às demandas do mundo do trabalho e da sociedade contemporânea.
 
Neste sentido, o curso de Mestrado Profissional em Dança visa qualificar profissionais de Dança no âmbito da Pós-Graduação stricto sensu comprometidos com a inovação da prática profissional docente, artística, de gestão e/ou técnica na área da Dança, de modo a contribuir para o seu reconhecimento como forte campo de atuação no mundo do trabalho e na sociedade, cujas especificidades requerem a estruturação de conhecimentos teórico-práticos contextualizados, atualizados e articulados em sua complexidade. 
 
Por acreditar que os objetivos dos processos da educação devem ter foco na transformação do sujeitos prioritários que participam do curso, o PRODAN propõe uma capacitação de profissionais em Dança que os qualifique para realizar o estudo sistemático de questões estruturantes e demandas profissionais, individuais com relevo social, da sua atuação na Dança, assim como ampliar e atualizar os conhecimentos da área mediante ao aprimoramento de técnicas, práticas profissionais e novas tecnologias em resposta a uma demanda por atualização de conhecimentos que atendam diretamente às múltiplas realidades do mundo do trabalho e da sociedade. Deste modo, ressaltamos o nosso empenho em propiciar uma capacitação stricto sensu no exercício implicado com sua prática profissional, em observância de demandas reais e perspectivas inovadoras artísticas e pedagógicas da Dança, visando assim o maior impacto em resultados no desenvolvimento pessoal e transformação social.
 

Objetivos específicos 

 
No âmbito epistemológico com impactos prioritariamente cognitivos:
 
a) Valorizar o reconhecimento da Dança como campo de atuação profissional cuja especificidade requer a estruturação de instrumental teórico-prático próprio, articulado com outros saberes e fazeres correlatos, em sua complexidade;
 
b) Compreender a Arte como campo de conhecimento capaz de dialogar e contribuir com a Educação e a Cultura, nos diversos níveis de formação;
 
c) Estimular o diálogo e a interface entre a Dança e outras áreas do conhecimento, contribuindo para um pensamento multirreferenciado para abordagem de questões complexas da sociedade e  do mundo do trabalho.
 
No âmbito político-social, com impactos prioritariamente sociais:
 
d) Reconhecer pressupostos políticos, filosóficos, culturais, éticos e estéticos na prática profissional em Dança e suas reverberações produtivas na sociedade;
 
e) Promover a formação de profissionais em Arte/Dança com compromisso social e político, que reflita em posturas éticas e democráticas que valorizem a diversidade e o pluralismo de ideias, contribuindo para a transformação social;
 
f) Valorizar os impactos da produção de conhecimento em Dança com o intuito de colaborar com o contexto social e para o desenvolvimento da Pós-Graduação Profissional no Brasil, com base em teorias científica-sociais; 
 
g) Estimular que os impactos sociais, científicos e tecnológicos promovam aumento da participação do profissional da Dança no mundo do trabalho e na sociedade gerando possibilidades produtivas economicamente viáveis.
 
No âmbito técnico-científico, com impactos prioritariamente profissionais:
 
h) Contribuir com o desenvolvimento da prática profissional docente, artística, de gestão e/ou técnica na área da Dança a partir de conhecimentos que tragam instrumental teórico e conceitual atualizados e apropriados às especificidades da área;
 
i) Desenvolver princípios atitudinais a partir de experimentações artísticas, contribuindo para gerar soluções em situações de desafio e no enfrentamento de problemas no mundo do trabalho;
 
j) Vivenciar processos criativos que estimulem o exercício da flexibilidade, respeito e aceitação como valores indispensáveis a atuação profissional;
 
k) Compreender que processos criativos podem se configurar como processos educativos, incentivando a investigação, criação, inventividade, desenvolvimento de procedimentos e tecnologias educacionais e sociais, assim como o exercício da reflexão e da crítica;
 
l) Valorizar a experiência sensório-motora do corpo como processos cognitivos que contribuem para a atuação profissional;
 
m) Fomentar processos de criação artística como campo de oportunidades para investigação de metodologias da Dança em processo de Educação;
 
n) Exercitar o planejamento como práxis e como pesquisa artística, qualificando a prática profissional do artista, educador, produtor e gestor em Dança;
 
o) Promover observações e registro da pesquisa, assim como a análise crítica dos dados e sistematização da prática profissional. 
 
No âmbito da racionalidade estético expressiva com impactos prioritariamente atitudinais e cidadãos:
 
p) Capacitar o profissional da Dança a partir da apropriação do pensamento crítico-reflexivo, da racionalidade estética e da sensibilidade artística comprometida com as perspectivas inovadoras artísticas e pedagógicas da Dança, visando o desenvolvimento pessoal, com impactos sociais em uma perspectiva uma perspectiva emancipatória;
 
q) Exercitar formas de conhecimento sensível em uma perspectiva de desenvolvimento da racionalidade estético-expressiva;
 
r) Promover práticas e processos de pesquisa que desenvolvam a empatia, o respeito e a escuta - valores essenciais para a convivência no mundo do trabalho e na sociedade;
 
s) Evidenciar a relação entre a experiência estética e ética, presente no desenvolvimento de práticas colaborativas com vistas à mobilização coletiva e participação social responsável e cidadã.